Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

Buscar  
Brasil

Publicada em 14/04/25 às 05:00h
Após 12h de cirurgia, Bolsonaro está na UTI e estável, diz boletim médico
Segundo boletim médico, o procedimento foi um sucesso e o ex-presidente está na UTI sem dor e recebendo medidas de suporte clínico

Por Moysés Pereira

Jair Bolsonaro/internado  (Foto: Reprodução)
 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está clinicamente estável e sem dor, aponta o boletim médico do Hospital Star DF, em Brasília, após ter sido submetido, neste domingo (13), a uma cirurgia no intestino com duração de 12 horas.

Segundo o boletim, o procedimento liberou “aderências” do intestino do ex-presidente, causadas por uma obstrução intestinal “a resultante de uma dobra do intestino delgado”.

“A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências”, afirma o documento.

Bolsonaro está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), “sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções“.

Nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro comemorou o resultado da cirurgia, afirmando que a operação foi “concluída com sucesso”.

Mais cedo, a ex-primeira-dama disse que a equipe médica já havia explicado que a cirurgia seria longa. Segundo ela, o político estava com “muitas aderências” no intestino, mas com um quadro “estável”.

Estado de saúde do ex-presidente

Na última sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte, realizando uma série de visitas a municípios e obras que receberam recursos do governo federal durante seu mandato.

O ex-presidente, porém, passou mal e foi atendido às pressas enquanto estava na cidade de Tangará, a cerca de 90 km da capital, ainda na manhã de sexta.

Ele foi levado de carro para o Hospital Municipal Aluízio Bezerra na cidade vizinha de Santa Cruz, onde foi estabilizado.

Bolsonaro seguiu de ambulância, depois do primeiro atendimento, até o estádio municipal de Santa Cruz e foi transportado em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado para o Hospital Rio Grande, em Natal.

Na noite de sábado, ele foi transferido em uma UTI móvel para Brasília. Na capital federal, o ex-presidente está internado no Hospital DF Star.

Etapas da laparostomia exploratória

O termo “exploratória” reforça justamente seu uso para investigar algo que não se tem certeza do que é dentro do corpo do paciente, ou seja, realizar um diagnóstico.

No caso de Jair Bolsonaro, a localização exata da obstrução intestinal que causou sua distenção abdominal.

Conforme explicam Maria de Fátima Tazima, Yvone de Andrade Vicente e Takachi Moriya, em artigo científico publicado no simpósio Fundamentos em Clínica Cirúrgica, a laparostomia geralmente é composta pelas seguintes etapas:

  • Laparotomia – abertura cirúrgica da cavidade abdominal;
  • Exploração da cavidade abdominal para avaliar a extensão da patologia e para identificar outras possíveis patologias não diagnosticadas previamente;
  • Realização da cirurgia propriamente dita;
  • Inventário ou revisão da cavidade abdominal para que se tenha certeza de que a cirurgia está completa e bem feita e para verificar se não foram esquecidos corpos estranhos na cavidade (compressas,gazes, agulhas, etc);Fechamento da cavidade.


Fonte: CNN brasil 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 585167 Usuários Online: 9


(89)99468-9020








Converse conosco pelo Whatsapp!
Apenas os artigos não assinados são de responsabilidade do Portal Regional. Os demais são de inteira responsabilidade de seus autores. Portal e Rádio Regional, Bairro Aerolândia Picos Piauí
Copyright (c) 2025 - Portal Regional - Todos os direitos reservados